O Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos celebra-se amanhã, sábado, 2 de novembro, mas o ritual de visita aos cemitérios, há uns anos a esta parte, começou a acontecer sobretudo neste Dia de Todos os Santos.
A crise, que muitos dizem que o país atravessa, contudo, não se sente particularmente na venda de flores. Que o diga Mafalda, a florista de São Domingos que, por estes dias, não tem mãos a medir. “Hoje, sábado e domingo é a doer”, garante a florista, assegurando que, até ao fechar dos cemitérios, no dia 3, há quem procure os seus serviços.
Mafalda garante ainda não ter noção da quantidade de arranjos de flores que prepara por estes dias. Margaridas, coroas imperiais e rosas são algumas das flores mais procuradas pelos clientes de Mafalda, por esta altura.
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente a 1 de novembro, em honra todos os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado, por antecipação, o dia dos Fiéis Defuntos, que se assinala amanhã, 2 de novembro. Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do de hoje visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides.