Portugal a seis pontos do Euro 2020

A derrota da seleção portuguesa na visita à Ucrânia adiou o apuramento para a fase final do Euro 2020, mas não complicou as contas do apuramento. As mesmas são fáceis de fazer, dado que a equipa portuguesa só depende de si própria para alcançar o objetivo.
Para o mês de novembro está agendada mais uma pausa nas competições de clubes, dado que as seleções vão voltar a entrar em ação. A seleção portuguesa joga duas cartadas decisivas no que diz respeito ao apuramento para a fase final do Euro 2020.

Lituânia é a primeira adversária

O primeiro desafio que a equipa portuguesa vai ter pela frente será disputado em solo nacional, nomeadamente no Estádio do Algarve. O maior palco da região vai receber o embate diante daquela que é, em teoria, a seleção mais vulnerável do grupo, a da Lituânia.

A equipa do Báltico ocupa o último lugar do grupo B de apuramento, com apenas 1 ponto, e o duelo da primeira volta entre as duas equipas, disputado em Vilnius, culminou com uma goleada portuguesa por cinco bolas a uma, quatro golos da autoria de Cristiano Ronaldo.

Em três jogos com a Lituânia, Portugal saiu sempre vencedor por larga margem, ambicionando ampliar esse mesmo registo no próximo dia 14 de novembro, na caminhada com destino ao Euro 2020, competição cujas odds poderão ser verificadas em casas de apostas e que vai ser disputada em vários pontos do continente europeu pela primeira vez.


Visita ao Luxemburgo

Já a última adversária de Portugal neste grupo B de apuramento vai ser a seleção do Luxemburgo. Portugal vai jogar a derradeira jornada de apuramento fora de portas, é um facto, mas decerto que contará com um forte apoio da comunidade lusa a residir no país.

O primeiro desafio entre Portugal e Luxemburgo, disputado em Alvalade no mês de outubro, terminou com vitória portuguesa por 3 a 0, com golos de Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes. Se a seleção da Lituânia é a última do grupo, a verdade é que o registo do Luxemburgo não é muito melhor, dado que a equipa ocupa a penúltima posição, com apenas quatro pontos.


Sérvia à espreita

Ao perder em Kiev, capital da Ucrânia, a seleção portuguesa permitiu que a seleção local confirmasse de imediato a respectiva presença na fase final do Euro 2020, assim como a vitória no grupo B – note-se que Portugal não venceu nenhum dos dois jogos com os ucranianos, dado que o primeiro desafio, disputado no Estádio da Luz, terminou empatado a zero.

No segundo posto do grupo, com 11 pontos em seis jogos, Portugal ainda tem a concorrência da Sérvia na luta pelo segundo lugar. Os eslavos contabilizam 10 pontos, ou seja, estão a 1 ponto de diferença de Portugal, mas evidentemente não dependem só de si mesmos para chegar ao Euro 2020. Além de, provavelmente, terem que vencer Luxemburgo e Ucrânia, os sérvios precisam torcer por um deslize português para efetuarem a ultrapassagem.

O Euro 2020 vai contar com a participação de 24 seleções e vai ser disputado em 12 países distintos, entre 12 de junho e 12 de julho do próximo ano. Vejamos como a equipa de Portugal irá se sair.