Cavaleiro do Castelo de Elvas em destaque nas “Lendas Alentejanas”

O Castelo de Elvas foi, na tarde desta quinta-feira, 22 de outubro, palco para a apresentação do livro “Lendas Alentejanas”, de Fernando Graça e Ricardo Inácio. Trata-se de uma obra que reúne 47 lendas, tantas quantos os concelhos que integram a região Alentejo.

Fernando Graça, responsável pelos textos deste livro, explica que o mesmo surge no seguimento de um projeto que teve início no Algarve, de onde é natural. “É uma obra única, inédita, não só na região como no país”, começa por dizer, explicando que as “Lendas Algarvias” tiveram bastante sucesso, pelo que decidiram, através de várias parcerias, avançar com as “Lendas Alentejanas”.

Esta é uma obra escrita em português e inglês, que, segundo Fernando Graça, vai “ficar perpetuada para a história”. “Há concelhos que têm mais que uma lenda, mas tentamos destacar as mais conhecidas”, adianta.

No caso de Elvas, a lenda em destaque nesta obra é a do Cavaleiro do Castelo. No caso de Évora, por exemplo, é a de Geraldo Geraldes que integra este livro.

Para acompanhar os textos de Fernando Graça, Ricardo Inácio decidiu, ao seu estilo, representar as lendas fazendo uso apenas de duas cores: o azul e o amarelo. Estas cores, explica o ilustrador, “representam a maior parte das platibandas das casas alentejanas”. “O amarelo também representa, de uma forma geral, as planícies do Alentejo”, acrescenta.

Prestar homenagem àqueles que, à época, escreveram estas lendas, agora recontadas por Fernando Graça, assim como à “grandiosidade da história do Alentejo”, são os principais objetivos inerentes ao lançamento desta obra, explica Ricardo Inácio.

Presente na apresentação da obra, em representação da Câmara de Elvas, esteve a vereadora Vitória Branco.

A obra, que insere-se na 8.ª edição do Programa “Sensibilização para a Educação Patrimonial”, conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Elvas, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.