Escola de Condução Sobre Rodas é a mais antiga em Elvas

A Escola de Condução Sobre Rodas é a escola mais antiga da cidade de Elvas, com 20 anos de existência.

Joaquim Maltinha trabalha na escola desde o início e assumiu a sua direção há dez anos. Atualmente, a escola conta “uma média de 200 inscritos por ano e com alguns milhares de condutores formados na zona, o que muito orgulha a direção”. No entanto, o número de alunos tem vindo a diminuir, uma vez que “a população vai diminuindo, o emprego não existe e as dificuldades económicas são muitas”. Ao contrário do que acontecia há uns anos, “a carta já não se oferece aos 18, muitas vezes é necessário trabalhar para a poder pagar.” No entanto, o proprietário afirma que “a situação está a melhorar”.

A Escola de Condução sobre Rodas ministra aulas de categoria A 1, motociclos, categoria B de ligeiros e Categoria C de pesados de mercadorias. Esta é a única escola em Elvas que forma condutores para a categoria C e Joaquim Maltinha afirma que “se o mercado melhorar pretende que a categoria de pesados de mercadorias exista também com reboque, uma vez que, neste momento “a procura de condutores pesados aumentou”.

A carta de condução por pontos entrou em vigor em 2016, no entanto, Joaquim Maltinha afirma que “esta nova forma de penalizar os condutores nas infrações rodoviárias, não tem vindo a resultar, uma vez que as contra ordenações prescrevem e muitas vezes não são aplicadas”.

Neste momento, está a ser estudada uma medida que prevê uma maior penalização para quem utiliza o telemóvel durante a condução, ou seja, “o condutor perderá três pontos pela utilização do telemóvel durante a condução, em vez de dois, como acontece agora.”

O proprietário afirma que “a escola se rege pela honestidade, seriedade e fornece os melhores serviços aos seus alunos, cumprindo a lei” e sente “um grande orgulho por ver os alunos, posteriormente a conduzir”.

A Escola de Condução Sobre Rodas localiza-se na Avenida António Sardinha, em Elvas.