Dia das Acessibilidades comemorado na escola de Vila Boim

O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas comemorou, no passado dia 10, o “Dia das Acessibilidades”, tendo as atividades decorrido Escola Básica Integrada e o Pavilhão Desportivo de Vila Boim, através do plano Estratégico da Educação para a Cidadania da Escola, em parceria com a Biblioteca Escolar (BE).

Na BE da EB1 de Vila Boim, os alunos do 1º, 2º e 3º anos visualizaram uma curta-metragem de animação sobre o tema e a apresentação de um documento para promoção do debate, alusivo às diferenças e à importância da inclusão nos diferentes espaços sociais e familiares. Seguiu-se a participação num peddy-paper no espaço escolar e nas ruas da vila, para se detetarem problemas relativos à falta de acessibilidade. Este projeto teve o apoio da Associação Salvador.

No Pavilhão Desportivo, realizaram-se atividades dos três aos 94 anos. Os utentes do Lar Associação Assistência de Vila Boim, a classe da Universidade Sénior, enfermeiros da ULSNA, os alunos do pré-escolar ao 12º ano do Agrupamento, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnicos de Geriatria e de Desporto, professores, educadores e assistentes, realizaram atividades em vários domínios, priviligiando-se a mobilidade “à medida de cada um”. As atividades iniciaram-se com a abertura pela diretora do Agrupamento, Fátima Pinto, seguida da atuação dos alunos do 6º A com um momento musical, Medley de José Cid. Os alunos do curso de Desporto realizaram uma demonstração no sentido de motivar a plateia, de alunos mais novos e utentes do Lar para a participação. A classe da Universidade Sénior executou uma mini aula e os alunos dos cursos de Desporto e de Geriatria concretizaram um flash mob, que incluiu todos os presentes.

O pavilhão desportivo encontrava-se dividido em quatro grandes áreas que permitia a participação em diferentes atividades: jogos tradicionais, boccia, jogo da cadeira e salão de saúde, bem estar e spa.

As atividades terminaram com a participação de todos na dança “Taça Chaleira”, à qual se seguiu um breve momento de confraternização.

O evento juntou mais de 200 pessoas em cada espaço físico, com a particularidade da união em torno da Solidariedade, Respeito, Ajuda, Cooperação, Equidade e Dignidade. As vivências pautaram-se pela importância dos valores, cuidar e mimar, afastamento da solidão e aproximar gerações.