Ciclo da Presença dias 18 a 20 em Castelo de Vide

Castelo de Vide acolhe, entre os dias 18 a 20 de outubro, o encontro deste ano da Associação Ciclo da “Presença” no Alto Alentejo.

Os seus organizadores – tendo como pretexto o facto de três presencistas, José Régio, Branquinho da Fonseca e Francisco Bugalho, terem ali vivido e convivido – relembrando o que foi o movimento da presença de tão significativa importância cultural na primeira metade do séc. XX, inspirando-se no seu exemplo e conteúdos, pretendem criar um movimento inovador contemporâneo, promovendo eventos nas áreas da Literatura, Artes e Música relacionando-os com a Ciência, a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável do Parque Natural da Serra de S. Mamede e das regiões interiores fronteiriças.

Um tal movimento contribuirá para dinamizar iniciativas culturais que envolvam a juventude local e atraiam um turismo cultural, assentes no conhecimento e na colaboração das Universidades nacionais ou internacionais que, em simultâneo, reflita os seus resultados nos públicos, no ensino e nas escolas para, a partir desta região, se projetar no exterior. Será assim um polo de desenvolvimento destas regiões do interior e um exemplo replicável noutras áreas de características similares. Os seus promotores pretendem assegurar a continuidade do projeto e garantir a sua interligação com experiências de semelhante cariz.