SNS com 1,4 milhões de doses de vacina contra a gripe

Cerca de 11 milhões de euros foram investidos, este ano, pelo Estado, em vacinas contra a gripe, que serão dadas, de forma gratuita, a partir de hoje, aos grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este investimento traduz-se em 1,4 milhões de doses de vacinas, mais do dobro que no ano passado.

Para além das vacinas disponíveis para administrar gratuitamente no SNS a pessoas nos grupos de risco, haverá ainda mais de 600 mil doses nas farmácias e que podem ser compradas mediante receita médica.

Desta feita, a vacina é tetravalente, ou seja, contempla quatro estirpes de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B). Até ao ano passada, as vacinas eram no máximo trivalentes e cobriam três tipos de vírus.

Podem ser vacinados, de forma gratuita, os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas residentes ou internadas em instituições, doentes crónicos, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e bombeiros.

As vacinas para as pessoas que não são dos grupos de risco podem ser compradas nas farmácias mediante receita médica e com uma comparticipação de 37 por cento.