Outubro é dedicado à Saúde Mental nas escolas de Elvas

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Elvas, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, e em parceria com o Município de Elvas, desenvolve, ao longo deste mês, atividades para a comunidade escolar.

Assim, a partir da passada quinta-feira, dia 10, a CPCJ, os serviços educativos da Biblioteca Municipal, Projecto + Sucesso Escolar Elvas e Associação Juvenil Arkus, vão desenvolver atividades dirigidas a todas as crianças da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Os objetivos gerais desta iniciativa passam pela sensibilização para a educação emocional e seu desenvolvimento, ferramenta que ajudará as crianças a identificarem aquilo que sentem, crescendo de modo mais confiante, melhorando as suas interações sociais e interpessoais.

A iniciativa decorre durante todo o mês de Outubro, iniciou com a atividade, Régua dos Afetos, – ação em espelho em todas as salas de aula do pré-escolar e 1º Ciclo do Concelho de Elvas, com objetivo de promover a proximidade afetiva e emocional entre professor e aluno.

O “Novelo das Emoções” é um conto infantil teatralizado no âmbito da inteligência emocional e o seu desenvolvimento. O mesmo é dinamizado por uma equipa de duas pessoas, com a duração prévia de 20 a 30 minutos e seguido de uma atividade coletiva no final, alusiva ao mesmo e à identificação das emoções; alegria, tristeza, raiva, medo e aversão.

No final é disponibilizado a cada criança um desenho alusivo ao conto (personagem principal “Marta”), propondo aos professores e alunos que durante uma semana, no final de cada dia pintem no desenho a cor do estado emocional que estão a sentir. Executando a mesma conseguiremos entre todos os intervenientes, medir o impacto da ação e colocar todas as crianças a refletir sobre as suas emoções.

As iniciativas de prevenção na área de educação emocional são dinamizadas nos Agrupamentos n.º 1, 2, 3 e Colégio Luso-Britânico, chegando a 65 salas entre pré-escolar e 1º Ciclo.