Biblioteca de Campo Maior expõe “preciosidades” com séculos de existência

A exposição “Preciosidades portuguesas e espanholas”, composta por 29 livros com séculos de existência, foi inaugurada na tarde da passada quinta-feira, 10 de outubro, na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior.

A investigadora Maria Filomena Gonçalves, responsável pelo estudo do fundo da biblioteca campomaiorense e pela inauguração desta mesma exposição, explica que nesta mostra há obras de diferentes temas, que vão desde 1537 até 1787.

Presente na abertura desta exposição esteve um grupo de alunos de Campo Maior, o que para Maria Filomena Gonçalves é muito gratificante, até porque esta geração “é filha da era digital”, uma época totalmente oposta na qual se enquadram os primeiros manuscritos. “

Maria Filomena Gonçalves apela ainda que “Campo Maior torne esta coleção de livros mais acessível” a investigadores. Já Vanda Alegria, vereadora na Câmara de Campo Maior, destaca o “tesouro” até então, escondido no fundo da biblioteca municipal. Adianta que é a segunda vez que a biblioteca de Campo Maior abre as suas portas para uma exposição deste género.

A mostra pode ser visita até 31 de outubro, sendo esta uma iniciativa inserida no IV Ciclo de Conferências “Leituras a Sul”, promovida pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.