Desporto usado para combater insucesso escolar em Elvas

O desporto é usado nas escolas do primeiro ciclo do concelho de Elvas como um atrativo para as crianças que, pelos mais diversos motivos, não gostam de estudar, assim como para combater o insucesso escolar.

Esta é uma de quatro vertentes do programa “+ Sucesso Escolar”, projeto inovador e implementado por um grupo de trabalho da Câmara de Elvas, nas diversas escolas da cidade, assim como das freguesias rurais.

Carina Picado, a técnica de Desporto deste projeto, explica que a base dos programas que cria para estas crianças são os jogos tradicionais, como o jogo da macaca ou da cabra cega.

Nas horas não letivas, Carina procura, entre outras atividades, brincar com as crianças, sempre com o objetivo de as cativar para a aprendizagem. “Associamos o desporto ao ginásio, mas a base do desporto é brincar na rua. Então eu uso muito as horas não letivas para trabalhar e cativar as crianças para a escola, com vários programas, associados à parte pedagógica, assim como à parte lúdica”, explica.

Já o “+ Movimento” consiste num conjunto de atividades desenvolvido por Carina, tendo sido este criado, sobretudo, com o objetivo de acabar com os conflitos entre as crianças, nas horas em que não estão em sala de aula.

Hoje, 11 de outubro, é Dia Mundial do Combate Contra a Obesidade. A efeméride é assinalada na Escola da Boa Fé, tendo em vista a promoção de hábitos saudáveis. “Vamos fazer a leitura de um livro, que fala sobre hábitos saudáveis, como incluir fruta nas refeições diárias, e depois temos atividades que são exercícios dinâmicos e de alongamentos”, revela Carina.

O Desporto alia-se às vertentes da Educação, Psicologia e Serviço Social no programa “+ Sucesso Escolar”, implementado desde setembro de 2018 e a decorrer até dezembro do próximo ano, nas várias escolas do primeiro ciclo do concelho de Elvas.