Serviço Social ao dispor do programa “+ Sucesso Escolar”

O Serviço Social é uma de quatro áreas abrangidas pelo projeto “+ Sucesso Escolar”, implementado pela Câmara de Elvas, nas várias escolas do primeiro ciclo do concelho.

A intervenção feita ao nível do Serviço Social, neste projeto, tem por base um trabalho realizado com as famílias dos alunos identificados, no sentido de “gerir conflitos, promover rotinas e hábitos diários à família e garantir a satisfação das necessidades básicas da mesma”, explica Cátia Santos, uma das responsáveis por esta vertente do programa.

Para além disso, e através de um acompanhamento individual das famílias, a equipa procura “identificar os alunos em situação de risco, de abandono ou absentismo”. A partir daí, adianta Cátia Santos, traçam-se as estratégias que potenciam a aprendizagem e o sucesso, sempre numa mediação entre serviço, escola e família.

Para dar uma resposta adequada aos alunos com idade superior à normativa, ainda a frequentar o primeiro ciclo, o programa “+ Sucesso Escolar” criou um Grupo Interativo de Aprendizagem. “Esta é uma das problemáticas que mais assente está nas nossas escolas, porque estes alunos não se enquadram com alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano”, explica Andreia Brilha, outra das técnicas de Serviço Social deste projeto. Como tal, e neste Grupo Interativo de Aprendizagem, procuram-se adaptar as matérias lecionadas às necessidades básicas do quotidiano.

Andreia Brilha explica ainda que, ao longo do ano letivo, procura-se, sempre em coordenação com as restantes áreas do programa “+ Sucesso Escolar”, desenvolver atividades, capazes de retirar o melhor destas crianças. Exemplo disso é uma iniciativa relacionada com as profissões que acaba por levar os pais e os avós dos alunos à escola, dando-lhes a conhecer aquilo que fazem, todos os dias.

O projeto “+ Sucesso Escolar”, promovida pela Câmara de Elvas, e a ser desenvolvido nas várias escolas do primeiro ciclo do concelho desde setembro de 2018, abrange, para além da área do Serviço Social, a da Educação, da Psicologia e do Desporto. O objetivo do programa passa pela promoção do sucesso escolar e o combate ao absentismo.