Semana Gastronómica Sabores do Lago em Reguengos

A Semana Gastronómica Sabores do Lago está a decorrer, até dia 13, em dez restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Hélio Loureiro é o consultor do Reguengos à Mesa. Chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, autor de mais de 20 livros de gastronomia e apresentador de programas de televisão.

Na Semana Gastronómica Sabores do Lago cada restaurante vai propor aos clientes um prato confecionado com os peixes que podem ser pescados no Grande Lago Alqueva. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes Herdade do Esporão (Lúcioperca, alho e coentros), A Moira (Lúcioperca com migas de poejo), O Gato (Sopa de peixe do rio) e Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz (Lúcioperca frito).

Na freguesia de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Centro Náutico de Monsaraz (Sopa de peixe do rio à antiga), Casa do Forno (Lúcioperca à casa), Sem-fim (Lúcioperca grelhado com molho de poejos e migas de batata) e O Bizaca (Lúcio frito com migas de tomate). Em Campinho vão participar os restaurantes Monte D’Açorda (Açorda de peixe) e o Monte de Palaios (Sopa de peixe do rio).

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui quatro semanas gastronómicas durante o ano. Em março decorreu a semana dedicada ao porco, em abril ao borrego e a fechar esta edição do Reguengos À mesa tem lugar entre os dias 1 e 9 de novembro a semana Gastronómica da Caça.