O Festival Al Mossassa, que já decorre em Badajoz desde segunda-feira, dia 23, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, na presença do alcaide da cidade, Francisco Fragoso.
O mercado árabe, instalado na Praça de Santa Maria, conta com diversos ateliers, dedicados ao artesanato e à gastronomia árabe. Os mesmos decorrem ao longo do dia, até às 20 horas.
Pelas 18 horas, tem lugar a gincana “Descobrir Badajoz e a sua história” na Sede do Casco Antigo, na Plaza Alta, e à mesma hora decorre uma visita à torre de “Espantaperros”. Às 18.30 horas têm início as noites poéticas, no Pátio das Casas Mudéjares.
O espetáculo audiovisual “Contos e lendas árabes” de Manuel Iglesias decorre às 20.30 horas, seguido do concerto de música e dança andaluza, nos Jardins de La Galera, às 22.30 horas.
O Festival Al Mossassa assume-se como uma festa de reencontro com a história que celebra a fundação da cidade de Badajoz, com um cariz cultural e de divulgação. Na Plaza de Santa Maria há ateliers de artesanato, gastronomia árabe e também muitos espetáculos. O festival transporta os visitantes à época dos ancestrais muçulmanos para relembrar a sua cultura, tradições a sua forma de ver o mundo.
O festival estende-se, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, a Marvão, uma vez que se trata de duas localidades com uma história comum.