Corrida de homenagem a Bastinhas esta sexta-feira no coliseu de Elvas

Os cavaleiros João Moura, Paulo Caetano, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Diego Ventura e Marcos Bastinhas prestam homenagem a Joaquim Bastinhas, esta sexta-feira, 27 de setembro, numa corrida de touros integrada na feira taurina da Feira de São Mateus, em Elvas.

Marcos Bastinhas não tem dúvidas que este é um “cartel único” e que, provavelmente, não se irá repetir. Já Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, assegura que, apesar de um cartel de luxo, “o mais importante nesta corrida é a homenagem” que se presta a Joaquim Bastinhas.

Nesta corrida, pegam os forcados Académicos de Elvas e os Amadores de Évora. Para o cabo dos forcados de Elvas, Luís Machado, a estátua de Joaquim Bastinhas que irá ser instalada junto ao coliseu da cidade, “faz todo o sentido”. Já Marco Conceição, dos Forcados Amadores de Évora, considera esta corrida muito especial, lembrando que Bastinhas era “muito amigo do grupo”.

Esta é uma corrida solidária, com as verbas angariadas a reverter a favor do Centro de Acolhimento “Os Cucos”, da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas. Em praça, a partir das 22 horas, os sete cavaleiros vão lidar sete touros da ganadaria Varela Crujo.