Poderemos agir antes que seja tarde demais? Esta é a pergunta para a qual Leonardo DiCaprio procura encontrar resposta através da conversa com ativistas, cientistas e com alguns nomes de referência, tais como Barack Obama, Elon Musk e o Papa Francisco, que resulta num documentário impactante sobre as alterações climáticas, e que pode ser visto esta sexta-feira, 27 de setembro, pelas 21h30, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida.
Inserido na vasta programação do Dia Aberto, serão organizadas pela Fundação duas sessões do Documentário. A primeira é dirigida a alunos do ensino secundário e conta com um debate no qual participam Paulo Pinto, investigador da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora, Luís Jordão, coordenador de projetos da Montis, Associação de Conservação da Natureza, e Bárbara Tita, Técnica Especialista do Departamento de Ambiente e Ordenamento do Território da EDIA. Este debate será moderado por Maria Luísa Silva, radialista e doutoranda em sustentabilidade.
A segunda sessão, dirigida a público adulto e a famílias, decorre pelas 21h30 do dia 27 setembro, podendo ainda ser reservados bilhetes junto dos serviços da Fundação Eugénio de Almeida.
O Centro de Inovação Social apresenta-se como um polo de apoio a empreendedores e outros atores regionais que pretendam testar, desenvolver ou consolidar projetos e iniciativas inovadoras para diferentes desafios e problemas sociais em territórios de baixa densidade, entre os quais os desafios ambientais, razão pela qual se incluiu este documentário na sua programação para a 7.ª edição do Dia Aberto da Fundação.
O Dia Aberto é uma iniciativa que visa aproximar a comunidade das atividades, dos projetos, dos espaços e das equipas da Fundação Eugénio de Almeida, decorre entre 26 e 29 de setembro, e inclui no seu Programa música e atividades artísticas, workshops e visitas encenadas, ações de voluntariado, jogos, pinturas faciais, animação de rua e muitas outras atividades.