Mobilidade Erasmus no “Espaço Europa”

A Mobilidade Erasmus teve início no ano de 1987, com 27 jovens a realizar o intercâmbio, atualmente são já 9 milhões os jovens que fizeram esta mobilidade, e cerca de 100 mil jovens são portugueses.

Esta mobilidade “é uma das iniciativas mais atrativas para quem está a entrar no ensino superior, que serve para estudos ou mesmo estágios e também se aplica ao ensino profissional”, como refere Ana Pereira do gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

O período de estudos ou estágio noutra Universidade parceira da Universidade onde o jovem está inscrito, pode durar entre um semestre a um ano, sendo que os jovens podem receber uma bolsa mensal entre 300 a 400 euros, dependendo do país onde é a realizada a mobilidade. Ana Pereira afirma que existe também “um apoio suplementar para alunos carenciados” que queiram frequentar a mobilidade ERASMUS.

Ana Pereira aconselha os jovens que entram no ensino superior e estejam interessados em frequentar a Mobilidade ERASMUS, a “procurar informação junto do gabinete de Relações Internacionais da sua Universidade”.