Foi com o Santuário do Senhor Jesus da Piedade cheio que Elvas recebeu o pároco Ricardo Lameira.
O agora padre das paróquias de Santa Luzia, Nossa Senhora de Assunção e São Brás de Varche, e antigo responsável por várias paróquias em Alcácer do Sal, tomou posse na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante a Eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
No final da cerimónia, o padre Ricardo Lameira revelou não ter chegado à cidade com um plano delineado, sentindo-se inseguro e “pequenino”. Adianta que chega a Elvas sem conhecer muito da cidade, embora considere que o mais importante é conhecer a “comunidade, os doentes e os presos”.
Já o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, garante que o padre Ricardo fez um “trabalho excecional” em Alcácer do Sal, sempre muito perto das pessoas e dos mais necessitados.
Ricardo Lameira, para além de pároco em Elvas, detém as funções de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Elvas e do Estabelecimento Prisional da cidade. É ainda assistente espiritual diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.
Antes, as paróquias de Santa Luzia, Nossa Senhora de Assunção e São Brás de Varche, eram da responsabilidade de José António Gonçalves agora nomeado pároco de Santiago de Rio de Moinhos, no concelho de Borba.
No final da cerimónia foi ainda descerrada uma placa em homenagem a Mariano Fernando Marçal Semedo, elemento da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, recentemente falecido. A homenagem foi presidida pelo arcebispo.