Três bandas filarmónicas – Sociedade Filarmónica União Calipolense, de Vila Viçosa, Banda Filarmónica “Fim de Século”, de Barrancos, e Banda 14 de Janeiro, de Elvas – participaram esta manhã numa arruada, pelas principais artérias da cidade, dando início às comemorações da edição deste ano das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.
Reunidas na Praça da República, onde muita gente esteve a assistir, as três bandas visitaram depois, entre outros locais, a Câmara de Elvas, onde foram recebidos por Nuno Mocinha e alguns dos vereadores, e a Rádio ELVAS.
A Banda Filarmónica “Fim de Século”, de Barrancos, e segundo o maestro Francisco Nunes, está pela quinta vez em Elvas, por ocasião do São Mateus. “É um privilégio para nós estar aqui”, garante. Ao todo, vieram de Barrancos, cerca de 30 elementos desta banda. “Sol de Primavera” foi um dos temas com que esta banda brindou a Rádio ELVAS.
A Sociedade Filarmónica União Calipolense, de Vila Viçosa, é já uma presença assídua no São Mateus. “É uma festa muito bonita e apelativa”, diz Vítor Ramos, presidente da banda, em relação às festas de Elvas.
A terminar as saudações à Rádio ELVAS esteve a banda filarmónica da cidade, 14 de Janeiro. Vicente Grenho, presidente da banda, lembra que esta festa é sempre o “ponto alto” para os elementos da mesma. Ao longo da feira, a Banda 14 de Janeiro volta a atuar, sendo que hoje marca presença na procissão dos Pendões e, no domingo, no coreto, no recinto da feira, apresenta-se em concerto.