Os autos de consignação de três empreitadas no concelho foram assinados, ao final da manhã desta quarta-feira dia 18, no salão nobre da Câmara Municipal de Elvas. As obras a realizar totalizam mais de 1,3 milhões de euros e são a remodelação e ampliação da sede do Centro Social Senhora do Paço em Barbacena, requalificação dos vãos do edifício da Câmara Municipal de Elvas e requalificação de sinalização horizontal de trânsito no concelho.
A remodelação, alteração e ampliação do edifício sede da Fundação Centro Social de Nossa Senhora do Paço em Barbacena é uma obra desta fundação, a empreitada tem um valor de um milhão e 84 mil euros, um prazo de execução de 14 meses, com início das obras previsto para 18 de setembro e financiamento do Alentejo 2020 e Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço.
O edifício é constituído por valências de Lar da Terceira Idade, Centro de Dia, Serviço Domiciliário, Creche e Ensino Pré-Escolar. A obra contempla adaptação do edifício às normas exigidas atualmente, melhor harmonização dos espaços, aumento da área de construção e subida da capacidade do lar de idosos de 24 para 31 utentes, com quatro quartos individuais, nove duplos e três triplos.
A requalificação dos vãos do edifício da Câmara Municipal de Elvas tem uma empreitada de 183 mil euros, prazo de execução de 90 dias, início das obras a 18 de setembro e financiamento assegurado integralmente pela Câmara Municipal de Elvas.
A obra engloba substituição de todos os vãos exteriores (janelas e sacadas) do edifício, com a colocação de vãos com caixilharia em madeira em tri-lamelado, com vidro duplo e corte térmico, com etiqueta A+.
O objetivo é substituir as caixilharias atuais, que se encontram em mau estado, e melhoria do desempenho energético do edifício, com vista à poupança de energia.
A requalificação de passadeiras nas localidades das freguesias rurais, inscrições de STOP e cedência de passagem em Elvas e colocação de refletores na ex-EN-246 (estrada de Elvas para Arronches, até ao limite do concelho) tem um valor de 47 mil euros, prazo de execução de 75 dias, início da obra a 18 de setembro e financiamento integral da Câmara Municipal de Elvas.
A execução desta obra contempla pintura de passadeiras de peões em Vila Fernando, Barbacena e Santa Eulália, pintura de inscrições de STOP e cedência de passagem em Elvas e colocação de refletores no eixo da via na estrada Elvas-São Vicente-Santa Eulália-limite do concelho em direção a Arronches.