PSP detém cinco por condução com álcool e sem carta

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou ações de fiscalização e sensibilização no período compreendido entre 9 e 15 de setembro, em Elvas e Portalegre.

Em Elvas, foram detidos cinco homens com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade, dois por condução sem habilitação legal; um por ameaça e coação; dois por condução sob efeito do álcool, após a realização do teste de alcoolemia acusaram em TAS de 1,48 g/l e 1,27 g/l. Todos foram constituídos arguidos, sujeitos a termos de identidade residência e notificados para comparecerem na Instância Local de Elvas do Tribunal Judicial de Elvas.

Foram ainda detidos, um homem e uma mulher, com 17 e 26 anos de idade respetivamente, por mandado de detenção e condução emanado pelo Juízo Local de Elvas do Tribunal Judicial de Portalegre, onde foram presentes.

Em Portalegre, foi detido um homem com 32 anos de idade, por condução sob a influência de álcool. Ao ser submetido ao teste de alcoolemia, acusou uma TAS de 1,31 g/l. O mesmo foi constituído arguido, submetido a termo de identidade e residência e notificado para comparecer na Instância Local de Portalegre do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

A nível de sinistralidade rodoviária registaram-se dois acidentes de viação em Elvas dos quais resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes. Em Portalegre registou-se 1 acidente de viação, do qual resultou danos materiais nas viaturas intervenientes.

Em Portalegre e em Elvas realizou-se uma operação no âmbito das matérias de armas e explosivos;  uma operação de fiscalização a estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, tendo sido elaborado auto de notícia por contraordenação por existência de extintores com o prazo de validade ou de manutenção expirado; sete ações de sensibilização no âmbito de gestão de combustíveis e sobrantes;   duas ações de fiscalização no âmbito da segurança privada em várias instituições públicas e em diversos estabelecimentos comerciais com prestação de serviços de segurança privada.

Os vigilantes foram sensibilizados sobre a entrada em vigor da nova lei; neste âmbito decorreu uma ação em estabelecimentos comerciais ligados à indústria automóvel; duas ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de população e de circulação de viaturas, tendo sido identificados por posse de estupefacientes 4 homens com idades compreendidas entre os 16 e 28 anos, aos quais foram apreendidas 4,5 doses de haxixe e 4,5 doses de cocaína. Os mesmos foram notificados para comparecerem na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Portalegre;

A PSP realizou 12 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 236 veículos/condutores e detetadas várias infrações, das quais destacam  quatro por falta de inspeção periódica obrigatória da viatura; duas por uso de telemóvel durante o exercício da condução; duas por condução sob influência do álcool, com uma TAS de 0,66 e 0,73g/l; uma por condução sob influência do álcool, com uma TAS de 1,01g/l; uma por falta de seguro obrigatório da viatura.