Marcos e Joaquim Bastinhas homenageados com passeio equestre

A Tertúlia Elvense “Rédea Curta” voltou a realizar este sábado, 14 de setembro, o já tradicional passeio equestre anual. Nesta, que é já a décima edição do evento, procurou prestar-se homenagem a Marcos e Joaquim Bastinhas.

“É uma homenagem a dois grandes elvenses, dois marcos incontornáveis da nossa cidade e concelho. Toda a gente conhece o Joaquim Bastinhas lá fora, da mesma forma que se conhece o Eusébio, ao nível do futebol”, explica Vítor Carola, da organização.

Este, que poderá ter sido o último passeio equestre da “Rédea Curta”, contou com a participação de meia centena de cavalos. Vítor Carola adianta que gostava dar por terminado o evento com “um número redondo”, sendo que, entretanto, e após uma chamada de uma “grande amiga”, Helena Nabeiro, irá averiguar “a assiduidade dos participantes” e perceber se há vontade para continuar. Helena, adianta Vítor Carola, ter-lhe-á dado todo o seu apoio, prometendo-lhe ajudar em tudo o que possível, para dar continuidade ao evento.

Ao longo dos últimos dez anos, este passeio equestre serviu, sobretudo, “para homenagear as figuras da região, ligadas ao mundo da tauromaquia” e para dar a conhecer, a quem vem de fora, a cidade de Elvas.

Marcos Bastinhas não faltou a este passeio e garante que é com muito prazer que se juntou “a este grupo de amigos”. O cavaleiro adianta que se tem preparado com afinco para as duas corridas que se avizinham, no decorrer da Feira de São Mateus, ambas de homenagem a seu pai.

O passeio partiu do Aqueduto da Amoreira, por volta das 10 horas. Termina com num almoço convívio, num restaurante da cidade, com animação musical.