Com o faseado regresso à atividade letiva e escolar e arranque a 16 de setembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou no dia 10, a nível nacional, a Operação Escola Segura – Ano Letivo 2019/2020. Numa perspetiva preventiva e proactiva, esta operação prolongar-se-á durante todo o ano letivo, com especial incidência em períodos específicos tais como este regresso às aulas.
Através do Programa Escola Segura (PES), a PSP aposta na prevenção, efetuando contactos individuais, ações de sensibilização, demonstração e visitas a subunidades policiais, consolidando-se, cada vez mais, como instituição de proximidade e proativa no sentido de promover a segurança e sentimento de segurança no meio escolar.
O PES, no seu 25.º ano de vigência oficial, vai incidir em ações de sensibilização em temáticas como a violência no namoro, bullying e cyberbullying, utilização segura da Internet, consumo de álcool e drogas, segurança rodoviária, autoproteção, delinquência juvenil e incivilidades. Esta prevenção é materializada através de apresentações/ações direcionadas para o público adolescente mas também infantil (destacamos os contos “Eu Faço Como Diz o Falco”, mascote da PSP que ensina comportamentos seguros através de histórias animadas).
A PSP privilegia a sua atuação no âmbito da prevenção da criminalidade e delinquência no interior e nas imediações dos Estabelecimentos de Ensino, bem como reforça a sua presença nos percursos casa – escola – casa de alunos, professores, pais/encarregados de educação e dos auxiliares de ação educativa.
No âmbito da fiscalização rodoviária vai desenvolver particular atenção aos sistemas de retenção e segurança dos veículos de transporte coletivo de crianças (cintos de segurança e cadeirinhas), estando atentos aos principais fatores de risco (condução sob o efeito de álcool e estupefacientes, excesso de velocidade, condução sem habilitação legal, desrespeito das passadeiras no sentido de prevenir atropelamentos nas imediações das escolas e desrespeito da sinalização junto às escolas).
Todas estas iniciativas são complementadas por ações de fiscalização dos estabelecimentos comerciais de venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores, em locais públicos e abertos ao público.