Semana Europeia da Mobilidade: de 16 a 22 de setembro

A 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros.

Esta é uma campanha europeia que, desde 2002, procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

Em 2019, a edição da Semana Europeia da Mobilidade pretende evidenciar que “caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos. Modos de transporte ativos, como andar a pé e de bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para melhorar a condição física e a saúde, em geral.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assegura a coordenação técnica nacional deste projeto europeu, disponibilizando em www.apambiente.pt  informações sobre o planeamento e a organização da Semana Europeia da Mobilidade, bem como instrumentos de trabalho e elementos de comunicação indispensáveis para as ações a realizar localmente.

As inscrições deverão ser oficialmente feitas online pelas autarquias, no site europeu da campanha em http://registration.mobilityweek.eu/login.php?lang=pt.

A campanha nacional de 2018 contou com um total de 95 municípios participantes, a maior adesão desde a estreia desta campanha, em 2002.

De recordar ainda que Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR.

Esta campanha disponibiliza um conjunto de materiais gráficos disponíveis no site https://por1bom-ar.apambiente.pt/, sendo mais uma dimensão a privilegiar nas ações a desenvolver no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, havendo já mais de uma centena de entidades aderentes à campanha, incluindo autarquias.