Exposição ESTG 4×5 patente até 3 de outubro em Portalegre

Os Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) têm patente a exposição de fotografia “ESTG 4×5”, até 3 de outubro. As fotografias são da autoria de Alice WR, Filipe Canário, José Vicente, Luís Vintém e Manuel Falcão Malzbender, membros da Agência Calipo.

Os fotógrafos escolheram o edifício da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e sua envolvente para explorar as possibilidades da fotografia de grande formato (a que alude o nome da exposição).

Na apresentação do trabalho, os autores explicam que a grande vantagem da utilização de uma câmara de grande formato é “o rigor que permite nas composições e controle total de todos os aspetos da fotografia, por isso continua a ser a preferida de muitos fotógrafos de moda, retrato e sobretudo de arquitetura”.

A escola não só foi fotografada, no inverno de 2019, como os meios de que dispõe estiveram à disposição deste coletivo de fotógrafos: no laboratório de fotografia foram revelados os negativos e no laboratório de edição eletrónica esses negativos foram depois digitalizados e editados.

A exposição marca o início de um novo ciclo de vida para o edifício da ESTG que, no segundo semestre letivo, passou também a acolher todas as atividades da Escola Superior de Saúde.

A mostra pode ser vista, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17.30 horas, na Praça do Município (Portalegre). A entrada é livre.