“A Escola de Hoje” em análise nas III Jornadas Pedagógicas

Dar início a um novo ano letivo com novas práticas é o principal objetivo da terceira edição das Jornadas Pedagógicas, que decorrem, entre hoje e quarta-feira, na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

“Reunir o corpo docente e traçar planos de melhoria” são outros dos principais fundamentos destas jornadas, como explica a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3, Fátima Pinto. “As jornadas têm muito a ver com aquilo que, no ano passado, fizemos, mas sentimos que podíamos ter feito melhor”, acrescenta.

A diferenciação pedagógica é a temática em destaque. “Hoje, não se pode ensinar ao aluno da mesma forma que aprendemos, porque o aluno não é igual, aprende de forma diferente e estamos a trabalhar isso mesmo”, assegura ainda a diretora do agrupamento.

A abrir estas jornadas, tal como aconteceu nas duas edições anterior, há um convidado externo. Desta feita, o convidado foi Alfredo Leite. O psicólogo educacional explica que a sua intervenção procura trabalhar a atitude e motivação dos professores, no sentido de chegar ao aluno e despertar as suas potencialidades.

Alfredo Leite assegura que as crianças de hoje “não são iguais às de outros tempos, sobretudo porque o mundo é também um sítio diferente”. Por isso, garante, “é necessário que os professores atualizem os seus conhecimentos, de uma forma constante”.

Estas jornadas, subordinadas ao tema “A Escola de Hoje – Diferenciação Pedagógica”, nas quais participam cerca de uma centena de professoras, têm como principal finalidade repensar a escola e melhorar as práticas para obter melhores resultados.