A Comissão Europeia volta a organizar este ano o concurso de Jovens Tradutores, um concurso de tradução, desta feita, online, dirigido às escolas secundárias da União Europeia.
Ana Pereira, do gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, explica, que, com esta iniciativa, que já decorre desde 2007, procura “estimular-se a aprendizagem das línguas nos alunos”.
As escolas interessadas em participar devem inscrever-se na plataforma do concurso até 20 de outubro, para que os seus alunos possam competir com colegas de toda a Europa. Este ano, os participantes terão de traduzir um texto sobre o tema do contributo dos jovens para moldar o futuro da Europa.
Apenas 21 escolas portuguesas poderão participar neste concurso, sendo que, as escolas selecionadas podem inscrever dois a cinco alunos para uma prova de tradução.
O concurso terá lugar a 21 de novembro, simultaneamente, em todas as escolas participantes. Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2020 e receberão o prémio na primavera de 2020, numa cerimónia especialmente dedicada ao evento, que decorrerá em Bruxelas.