O “Eu Cuido” é um projeto educativo desenvolvido pela Mars Portugal Inc. em cooperação com a Polícia de Segurança Pública (PSP) que tem como objetivo educar e sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para temas relacionados com os comportamentos, saúde e bem-estar, regras de interação e o papel dos animais de estimação na sociedade.
Fazem-se ações de sensibilização em sala de aula onde se explica, de forma simples, os aspetos a ter em conta na relação das crianças com os animais de estimação, enfatizando os direitos dos animais e a sua contribuição para o bem-estar e qualidade de vida das famílias.
O Grupo Operacional Cinotécnico da PSP tem participado nas ações, demonstrando a importância dos canídeos na comunidade e na sua missão policial, coadjuvando os Agentes em diversas das suas competências, como sejam missões de patrulhamento e manutenção da ordem pública, deteção de explosivos e de estupefacientes ou a busca e salvamento de pessoas. Polícias da Escola Segura da PSP têm também participado, reforçando a presença policial junto da comunidade escolar.
No ano letivo 2018/2019 a PSP verificou os seguintes resultados: 62 escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, das quais 50 escolas em sessões realizadas por formadores Eu Cuido, mais 12 escolas em sessões realizadas por formadores da PSP com o GOC); 325 turmas, das quais 312 turmas em sessões realizadas por formadores Eu cuido, mais 13 turmas em sessões realizadas por formadores da PSP; 7.465 alunos, dos quais 7.040 alunos em sessões realizadas por formadores Eu Cuido, mais425 alunos em sessões realizadas por formadores da PSP; 394 professores e coordenadores do ensino básico, dos quais 362 professores e coordenadores em sessões realizadas por formadores Eu Cuido, mais 32 professores e coordenadores em sessões realizadas por formadores da PSP.
Para o ano letivo 2019/2020 a PSP continuará a apostar neste projeto vencedor de envolvimento com a comunidade escolar, estando a formar mais Polícias da Escola Segura para que possam levar uma mensagem positiva, de proximidade e segurança às escolas de Portugal continental e ilhas.