Com o objetivo de dar a conhecer o património único da cidade, a Câmara Municipal de Elvas promove várias visitas especiais ao Forte de Santa Luzia, com passagem por espaços habitualmente encerrados ao público, como as contraminas e o Fortim de São Mamede.
Além destas visitas especiais, qualquer pessoa pode, com ou sem acompanhamento, visitar o monumento militar, explica Vera Guelha, uma das responsáveis pelo forte. Caso se trate de uma visita com guia, é “exigida marcação prévia”.
Vera Guelha adianta que o forte é visitado, sobretudo, por público espanhol. “O Forte de Santa Luzia tem um público muito variado, de vários países, sendo que 80 por cento das pessoas que o visitam são estrangeiras”, acrescenta.
“O Forte, todo ele, é interessante e a contextualização histórica é preciosa, porque teve uma importância muito grande na história de Elvas e na história nacional”, garante Vera Guelha, destacando como principais pontos de interesse a galeria, a Casa do Governador e as contraminas.
Projetos a desenvolver com as crianças, assim como com os seniores, são alguns dos objetivos da equipa do Forte de Santa Luzia. Ao longo dos últimos tempos, adianta Vera Guelha, têm sido feitas algumas colaborações com a Escola Secundária de Elvas, tendo uma delas resultado num pequeno livro de atividades sobre o monumento.
O Forte de Santa Luzia está aberto ao público, em horário de verão, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.