Lançamento do Festival A Salto, este sábado, em Elvas

O Festival A Salto, organizado pela Associação Um Coletivo é realizado pelo quarto ano consecutivo, em Elvas, nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro.

Trata-se de uma tomada artística à cidade com vários artistas convidados que pretende “transformar Elvas noutro espaço físico, social, cultural e artístico, durante esse fim-de-semana,” como explica Cátia Terrinca, da Associação Um coletivo.

Apesar de o Festival A Salto decorrer no último fim-de-semana de agosto, hoje, sábado, dia 17, tem lugar o lançamento e promoção do festival. O dia começa com uma viagem que tem início em Lisboa, passa pelo Entroncamento e tem chegada marcada a Elvas, “numa perspetiva de entender o espaço do Festival como um espaço para ecologia e desenvolvimento sustentável”, e esta viagem é um convite à reflexão entre a arte, comunidade e ecologia”, como referiu Cátia Terrinca.

Entre as 17 horas e 18 horas há performances por toda a cidade e às 19 horas na Torre Fernandina,  tem início a performance, da Simone Donatelli, intitulada de “Em Ver Lhe Ser”, que encerra um ciclo que a artista iniciou há dois anos.

O Festival A Salto é uma organização da Associação Cultural Um Colectivo e junta cerca de 60 artistas.