Maternidade de Portalegre sem urgência de obstetrícia

Desde as 20 horas desta sexta feira que a Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Portalegre encerrou e as grávidas de Elvas, Portalegre e do distrito estão a ser enviadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

Este encerramento deve-se à falta de médicos obstetras para assegurar o serviço, e irá manter-se até às 8 horas de segunda feira, dia 19, segundo apurou a Rádio ELVAS junto do Porta-voz da Unidade Local e Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ilídio Pinto Cardoso.

A situação já aconteceu no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, por falta de médicos para preencher as escalas das urgências, na Unidade Local de saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) também este fim-de-semana a urgência de obstetrícia no Hospital está encerrada.

Em Beja, a própria ULSBA confirmou o encerramento ao Jornal de Notícias, após denuncia do Sindicato Independente dos Médicos (SIM). Em comunicado, o SIM Alentejo disse que “alertou diversas vezes que a contínua desorganização sobre a assistência médica na urgência e emergência Obstétrica levaria a cabo decisões lamentáveis como esta”.