A Aldeia da Terra, em Arraiolos, classificada como Interesse Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura, em 2009, vai fechar.
O espaço com milhares de pequenas esculturas em barro numa banda desenhada a 3D, a Aldeia da Terra é da autoria do artista plástico já premiado Tiago Cabeça que iniciou a sua atividade há mais de dezassete anos, na olaria Guimarães Velho em S.Pedro do Corval e esteve à venda por 450 mil euros, mas sem sucesso.
Tiago e a irmã abriram um atelier em Évora, mas o espaço era pequeno e não conseguiram a sua rentabilização, apesar do numero de encomendas ter mais do que triplicado, restando agora a venda das peças a retalho.
Tiago Cabeça informou que “O projeto físico da Aldeia da Terra chega assim ao fim, depois de sete anos em Arraiolos e um ano e meio em Évora. Agradecemos a todas as centenas de seguidores e fans, que nos visitaram e também os que escolheram levar para casa uma pequena parte deste património, que agora o guardam em Portugal e dezenas de outros países.
Como anteriormente informado mantemos o atelier de trabalhos por encomenda “As caricaturas em terracota” nas instalações mais reduzidas.
O projeto da “Aldeia Mais caricata de Portugal” de certa forma continuará, mas imaterialmente. Quer em trabalhos e estudos académicos, quer na memória: a nossa e a de todos os que o tivemos o prazer de receber em visita.”
Veja e ouça aqui a nossa reportagem