A obra da construção da nova Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, deve arrancar dentro de dias. A informação é avançada por Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, à margem da assinatura do auto da consignação da empreitada de construção da escola, na presença do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Nuno Mocinha garante que esta era uma obra esperada há muito, sendo que, no total, trata-se de um investimento de 7,7 milhões de euros. A projeção inicial, contudo, apontava para o valor de dois milhões. O autarca lembra a “coragem e determinação” para arrancar com a obra, assegurando que a escola, já com 50 anos, não tem condições para que os alunos adquiram as suas aprendizagens da melhor forma.
O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que presidiu à cerimónia, não tem dúvidas que esta será uma grande escola e que a Câmara de Elvas “esteve à frente do seu tempo”, para conseguir o financiamento comunitário necessário.
Prevê-se que a obra esteja concluída em 2021, sendo que a mesma está a cargo da Empresa Ramalho Rosa Cobetar.
Realizou-se ainda, na manhã desta quinta-feira, a cerimónia de assinatura dos autos de transferência de competências pelos sete presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, no âmbito da Descentralização Administrativa.
Nuno Mocinha explica que, com a transferência de competências, cabe agora às juntas de freguesia alguns trabalhos, antes da responsabilidade da autarquia. Para tal, 11 funcionários da câmara passam para os quadros das juntas do concelho. O presidente não tem dúvidas que é “a população quem sai a ganhar” com esta transferência de competências para as juntas de freguesia, lembrando que, dessa forma, muitos dos problemas do dia-a-dia, poderão ser solucionados de uma forma mais célere.
Já o secretário de Estado lembra a extensão do concelho de Elvas, assegurando que, estando as competências distribuídas pelas juntas de freguesias, “é mais fácil servir a população”.
A cerimónia decorreu, na manhã desta quinta-feira, 1 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas.