O Inovinter – Centro de Formação e Inovação Tecnológica, em conjunto com o seu Centro Qualifica, promoveu no dia 29 de julho um conjunto de atividades subordinado ao tema “Somos Livres?”, no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, comemorado a 14 de Julho.
Considerando a importância dos temas em questão, da sua reflexão e do debate entre gerações, mas sobretudo entre aqueles que atuam ativamente na sociedade hoje em dia, e aqueles que virão a assumir esse papel no amanhã, reconhecemos que foi um momento de partilha de ideias, decorrentes das diferentes vivências e experiências.
A sessão de abertura foi assegurada por Angelina Leirias – Coordenadora da Delegação Sul e Ana Baltazar – Técnica de Orientação Reconhecimento e Validação de Competências.
A iniciativa contou ainda com dois oradores principais, a mediar os debates e a interagir em cada mesa de trabalho, para o acompanhamento de cada grupo de formandos e quatro formadores que se disponibilizaram para a participação.
Cada mesa de trabalho tinha como objetivo debater os seguintes temas: os migrantes; as redes sociais; a liberdade de pensamento e de expressão e o futebol e a liberdade dos jogadores.
Houve a intervenção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM, de Elvas com o grupo da “Apresentação dos Sonhos”.
Seguiram – se os testemunhos de três candidatos do Centro Qualifica, onde relataram a sua experiência, o impacto e a importância da Certificação Escolar e Profissional nas suas vidas.
Ao longo da atividade contámos ainda com a atuação da Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, que aceitou este desafio.