Os Bombeiros Voluntários de Elvas receberam esta quarta-feira, dia 31, material pré hospitalar para a corporação, no âmbito de uma campanha desenvolvida com a Valnor.
Esta campanha decorreu entre 2016 e 2018 e previa a entrega de plástico e metal nesta corporação, por parte da população.
Sandra Pedrogão, do Departamento de Comunicação e de Sensibilização Ambiental da Valnor, considera que “esta campanha foi também uma missão para os bombeiros, de forma a sensibilizar a população para a reciclagem”. Neste sentido, foram entregues sete toneladas de plástico e metal, que resultaram num valor de 1400 euros, o que, para Sandra Pedrogão, é “um valor importante para os bombeiros que todo o ano precisam de apoio e de material para desempenhar a sua função”
João Paulo Ortiz, tesoureiro na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, refere que “qualquer ajuda para os bombeiros é importante” e destaca “a importância do material e da colaboração com a Valnor”, demonstrando “proximidade à população”.
Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, enaltece a colaboração da população, na entrega de resíduos de plástico e metal para que conseguir equipamento pré hospitalar. Com o valor angariado foram adquiridos “dois planos duros, para imobilização da vítimas, específicos para ambulâncias, para vitimas de trauma, para imobilização, colares cervicais, almofadas para estabilizar, e todos os acessórios que fazem parte do plano duro”, algo que para o comandante é importante para renovar o material e equipar a nova ambulância que os bombeiros de Elvas adquiriram no seu aniversário”.
Tiago Bugio afirma ainda que “este projeto vai continuar mas num outro nível, com vista a alertar a população para as alterações climáticas e meio ambiente”. E, por fim, apela à população para que leve resíduos de plástico, metal e papel à corporação elvense, que “tem como finalidade ser reutilizado em equipamentos para a corporação.”