Portalegre pode vir a ser a Cidade Portuguesa do Vinho em 2021, sendo candidata a este distintivo, atribuído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. O anúncio foi feito pelo município, recentemente, à margem de uma ação de Benchmarking de Enoturismo, que decorreu na cidade capital de distrito.
De acordo com Adelaide Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre, caso se venha a concretizar, este será o “reconhecimento de uma região que tem características únicas” para a produção vitivinícola, muito devido à Serra de São Mamede, com um “potencial incrível”.
Adelaide Teixeira garante que Portalegre tem os melhores vinhos e produtores, a nível nacional, e recorda que a área dos vinhos dá emprego “a um número significativo de pessoas” na região. “Os nossos vinhos são de excelência e esta é uma forma de promover e divulgar esta região”, diz ainda, a respeito da possibilidade de Portalegre poder vir a ser a Cidade Portuguesa do Vinho, em 2021.
Este ano, a Cidade do Vinho é o Peso da Régua, no distrito de Vila Real e, em 2020, vai ser Pinhel, no distrito da Guarda.