Seca severa atinge Elvas e Campo Maior

A falta de chuva colocou 60 concelhos portugueses em seca extrema ou severa. Entre eles: Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Estremoz, Borba, Montemor-o-Novo e Évora. Para socorrer aos casos mais complexos e ajudar os agricultores, o Ministério da Agricultura decidiu disponibilizar três milhões de euros.

Fermelinda Carvalho, presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, lembra que, os agricultores terão de poupar, sendo que, por enquanto, “o abastecimento de água às populações não está ameaçado”.

Já a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo reclama medidas de combate à seca, tendo em conta os prejuízos causados. Dessas medidas, destaque para “a concessão de ajudas extraordinárias aos produtores pecuários; apoio à instalação ou recuperação de pastagens e de culturas forrageiras plurianuais e a adoção de medidas de carácter excecional, designadamente, a isenção da taxa de recursos hídricos por parte do sector agrícola”.

Os agricultores alentejanos pedem ainda que seja concedida a dispensa e deferimento do pagamento de contribuições à Segurança Social.