Mais de 2 toneladas de tampinhas recolhidas em projeto solidário (c/fotos)

Uma tampinha pode fazer a diferença foi o mote do projeto “3R Team” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, em parceria com a GNR de Elvas. Neste caso não foi uma tampinha mais sim, mais de duas toneladas que todos conseguiram juntar.

O projeto teve um caráter ambiental e mesmo tempo solidário, e a professora Helena Galvão, coordenadora do projeto refere que “esta quantidade é fruto do projeto desenvolvido ao longo do ano letivo”, sendo que “o importante é mudar mentalidades e pensar melhorar a vida dos alunos”, considerando ainda que “o projeto teve um excelente resultado”.

A professora Patrícia refere que “o projeto sensibilizou toda a comunidade escolar no sentido ambiental e solidário”, com o objetivo de “conseguir verbas para alunos que sofram de problemas de visão, e para uma cadeira de rodas”. A professora Patrícia afirma ainda que “o projeto é para continuar e agradece à Rádio ELVAS, pois sem a rádio não teria sido possível”.

A diretora do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, Brígida Gonçalves considera que “este projeto é um orgulho para a escola”.

Axel Carapinha, aluno do 9º ano e parte integrante deste projeto diz que “todos juntos conseguiram melhorar o comportamento ambiental e adquirir uma diferente noção do que se deve fazer, porque no final qualquer tampinha contou”.

O aluno fez ainda um agradecimento a todos os que contribuíram para que o esta ação de solidariedade, nomeadamente  “alunos, encarregados de educação, professores, auxiliares, em especial à GNR (João Garcia), temos que agradecer igualmente ao senhor Ricardo Claro, dos Transportes Claro, que transportou as tampas de forma gratuita, ao senhor João Rocha motorista, e ao senhor Vítor Lembre das Construções, e ainda à Rádio ELVAS, pela grande ajuda nesta reta final.

O aluno terminou o seu agradecimento enaltecendo que “está na nossa mão, como vêem é importante tu, eu e todos nós juntarmo-nos e continuar-mos a modificar atitudes para um mundo cada vez melhor.”

A Rádio ELVAS acompanhou todo o processo de recolha, desde as tampas de plástico na GNR, até à Escola Básica de Santa Luzia, onde foram recolhidas as restantes tampas, que foram entregues na Gesamb, em Évora, uma vez que a VALNOR já não presta este tipo serviço.

De recordar que este projeto contou com colaboração dos elvenses que entregaram tampas de plástico na GNR, e também com todas escolas do agrupamento nº 2 de Elvas, bem como familiares dos alunos. Um projeto solidário e preocupado com as questões ambientais, um projeto que começou com uma tampinha e no final foram mais de duas toneladas.

Participaram no transporte das tampinhas para a Gesamb em Évora, a empresa elvense Transportes Claros, o motorista João Rocha e foi usada uma grua da empresa de construções Vitor Lebre.