Espanhóis procuram vacinas nas farmácias de Elvas

Há uns anos a esta parte que a população espanhola acorre às farmácias em Elvas, para a compra de duas vacinas – Bexsero e Rotarix – uma vez que, em Portugal, são mais baratas.

É o caso da farmácia Moutta, na Rua da Cadeia, no centro histórico da cidade. Fátima Dores, funcionária desta farmácia, adianta, contudo, que o boom da venda destas duas vacinas a público espanhol aconteceu no ano de 2015, até porque, nessa altura, ambas ainda não eram comercializadas em Espanha. “Havia listas de espera, há três ou quatro anos e, na altura, nem tínhamos resposta para satisfazer a necessidade dos clientes espanhóis”, recorda.

A Rotarix, vacina que atua contra a infeção por rotavírus, responsável pela produção de quadros de vómitos, diarreia e febre em bebés, e que necessita da administração de duas doses, tem o custo de 93 euros em Espanha. Em Portugal, a mesma vacina custa menos 34 euros.

Já a Bexsero, vacina que atua contra doenças como a meningite, é cerca de dez euros mais barata em Portugal que em Espanha.