Paulo Ramalhete (na foto) é professor de karaté na escola do Motoclube Alentejano de Elvas. Este projeto surgiu no final de 2014 e conta, atualmente, com 12 praticantes da modalidade.
Entre 31 de julho e 15 de agosto, Paulo Ramalhete, Francisco Muralhas e Paulo Madeira (de Lisboa) vão participar numa prova na ilha de Okinawa, no Japão, desenvolvida pela World koshiki Karatedo Federation. Nos últimos meses, têm desenvolvido algumas atividades para conseguir angariar verbas para participar nesta competição, que decorre nos dias 10 e 11 de agosto e, a menos de um mês da partida (31 de julho), faltam apenas realizar alguns treinos para aperfeiçoar as técnicas.
Paulo Ramalhete destaca o “esforço desenvolvido por um jovem de 18 anos que está a terminar o ensino secundário, tem vida familiar e social e mesmo assim consegue conjugar os treinos garantindo que todo o trabalho de carga física foi desenvolvida pelo próprio”.
Além da competição, a comitiva portuguesa vai ter oportunidade de treinar com alguns dos mestres de destaque a nível mundial na modalidade do karaté.