Inauguração do Monforte Ex-Líbris (c/fotos)

A quarta edição do Monforte Ex-Líbris e o Festival AgitaGente foram inaugurados esta sexta-feira, dia 28, no Pavilhão Desportivo em Monforte. A inauguração contou com a condecoração de individualidades do concelho, e com a bênção de uma ambulância para os Bombeiros Voluntários de Monforte, que foi oferecida pelas quatro juntas de freguesia do concelho.

Esta edição do evento conta com um “novo espaço renovado e criativo”, “aposta na valorização de forças locais e agentes ativos do concelho de Monforte”, e “pretende associar a agenda musical e cultural para atrair pessoas”, como referiu Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte.

A Associação Juvenil de Monforte é responsável pela organização do Festival AgitaGente e a presidente Maria Ventura, destaca que “este festival representa a vontade de trazer jovens e colocar Monforte no mapa”.

Ricardo Pinheiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo destaca a importância do evento “para dinamizar a região, para que se possa transmitir criação de riqueza através dos produtos locais”.

Miguel Rasquinho, diretor regional do Alentejo do IPDJ refere que “este evento é uma mais- valia na medida em que o importante é tornar a região melhor e com mais oportunidades para os jovens, para que se fixem”.

Cláudio Carapuça, vice presidente da Câmara Municipal de Elvas marcou presença na inauguração do certame e destacou que “existe um espírito de solidariedade e partilha entre os municípios”.

O programa deste ano conta com atividades para todos os gostos, desde colóquios, showcookings, diversas mostras gastronómicas e vitivinícolas da região e stands alusivos a associações do concelho. Já o Festival AgitaGente conta esta noite com a atuação de Piruka.