Centro Histórico de Elvas de regresso à Idade Média

O centro histórico de Elvas está de regresso aos tempos medievais, ao longo deste fim de semana.

A 13ª edição do Festival Medieval arrancou ao final da tarde desta sexta-feira, 28 de junho, sendo que, pela Rua da Cadeia e a Praça da República, desfilaram aqueles que, durante o evento, retratam as vivências do povo na Idade Média.

“Muita animação” e um regresso aos tempos medievais, “na medida do possível”, é aquilo que, de acordo com o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, se pode esperar do evento. O autarca lembra ainda que no domingo, 30 de junho, comemoram-se os sete anos da elevação de Elvas a Património Mundial, pelo que está programada uma festa surpresa, para as 21.30 horas.

Nuno Mocinha assegura que este é já um evento consolidado, sendo não tem dúvidas que estão reunidas todas as condições para que esta edição do festival medieval seja um sucesso. Lembra, contudo, que a adesão à festa está muito relacionada com o facto de se realizarem, ou não, outros eventos, na região, nos mesmos dias.

À margem da inauguração do evento, Nuno Mocinha não deixou passar em branco a imagem negativa de Elvas que foi transmitida, recentemente, por um canal de televisão nacional. Ainda assim, o autarca assegura que o importante é mostrar, através da colaboração de todos, o que se faz de bom na cidade. “Precisamos da colaboração de todos para demonstrar que aquilo que alguns teimam em dizer não é verdade; faltam à verdade, querem fazer mal a Elvas, mas cabe aos elvenses defender a sua cidade e o seu concelho”, remata.

Teatro de rua, artesanato, jogos infantis, falcoaria, danças, workshops de artes e ofícios, assim como animação permanente com bobos, saltimbancos e trapezistas são apenas alguns dos principais atrativos deste Festival Medieval, que decorre até domingo.