A XXVII (27ª) edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, promotor das artes e culturas do Mediterrâneo e do mundo lusófono, vai mais uma vez decorrer na cidade de Ponte de Sor com uma vasta programação musical que começa no dia 22 de junho, às 19 horas, com o espetáculo “Bruits de Coulisses” a nova produção da conhecida companhia francesa de circo aéreo acrobático Les P’tits Brás.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor e do programa Europa Criativa, inclui de 23 a 29 junho os ensaios da Orkestra Popular das 7Luas, que irá atuar no Anfiteatro da Zona da Ribeirinha em Ponte de Sor a 29 junho e no Anfiteatro de Montargil a 1 julho.
Em seguida, a 13 de julho às 18 horas, o Centrum Sete Sóis Sete Luas inaugurará a exposição “Sancho el Quijote/Quijote El Sancho” com obras criadas pelos artistas da rede cultural Sete Sóis Sete Luas.
De 6 a 13 de julho o street artist italiano Gio Pistone chegará à cidade para criar um mural em Longomel.
Irá ainda realizar-se em Longomel, a 14 de julho, o concerto da Maio 7LuasBand. Esta produção também original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de 5 prestigiados músicos do Maio, uma das ilhas mais periféricas do arquipélago de Cabo Verde. O reportório da Maio 7LuasBand harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da pequena ilha do Maio.
A 18 de julho subirá ao palco do Festival Sete Sóis Sete Luas em Galveias a Med.Arab.Jewish.7Sóis.Orkestra. Conta com a participação de 6 prestigiados mestres representativos de 6 diferentes culturas: Stefano Saletti de Itália (direção musical e bouzouki), Eden Holan de Israel (voz), Arnaud Cance da França (guitarra, voz e acordeão), Harry Perigone da ilha de La Réunion no Oceano Índico (percussões) Soukaina Fahsi de Marrocos (voz) e Carlos Menezes de Portugal (baixo).
O festival será retomado no mês de agosto com o concerto de Les Voix des 7Sóis que irá actuar no dia 3 de agosto no Anfiteatro de Montargil, no dia 4 de agosto no Anfiteatro da Zona Ribeirinha com a Banda de Montargil e no dia 5 de agosto em Foros de Arrão na Sede do Grupo Desportivo e Cultural.
O Festival prosseguirá a 17 de agosto no Anfiteatro de Montargil com o concerto de Christoph Mondoloni e terminará a 6 de setembro no Anfiteatro da Zona Ribeirinha com o concerto da Brava7LuasBand, uma produção original do Festival que traz ao mundo um reportório baseado na tradição musical da Ilha das Flores em Cabo Verde, Brava, conhecida pela sua lânguida morna e pela poesia de Eugenio Tavares. O uso do crioulo, a língua local, dá aos temas uma emoção especial.
Todos os espetáculos são gratuitos e começam às 22 horas.