O programa Arte Pública está a dar a conhecer Campo Maior através das redes sociais. Hoje é o último dia de Instameet uma iniciativa em que quatro instagramers conhecem obras do programa Arte Pública no Alto Alentejo, que teve início em 2015, e que interveio em diversas localidades tais como Campo Maior, Ouguela e Degolados.
Em Campo Maior foi desenvolvida uma parceria entre a Associação Coração Delta e o programa Arte Pública. O técnico comunitário da Delta, Miguel Paula Campos, diz que o Coração Delta decidiu juntar-se ao programa porque a iniciativa ajuda a levar o nome de Campo Maior ao mundo.
Já foram realizadas onze intervenções artísticas e um workshop com a população. Dessas onze intervenções, nove são em Campo Maior, uma em Ouguela e outra em Degolados.
A vereadora da cultura de Campo Maior, Vanda Alegria, conta que o contacto entre a população, os instagramers e o artista é bom para todos.
O presidente da freguesia de Degolados, Florival Cirilo afirma que este tipo de iniciativas são importantes para a população.
Os autores das obras são Luís Silveirinha, André Calado, Luís Managem e por fim, André Clérigo, que esteve a recolher informações junto do grupo sénior Saberes e Sabores para depois criar a sua arte.
Para além das obras de arte os instagramers também foram convidados a conhecer percursos pedestres, a Adega Mayor, o Museu do Café, a vila de Campo Maior e a sua gastronomia.
José Sampaio é natural do Porto e é mais conhecido por Zé Vitro no instagram diz que estas obras de arte só vêm dar mais vida a uma terra que já tem muita cor.
O programa Arte Pública não é exclusivo do Alentejo – já foram realizadas intervenções artísticas em 40 localidades como Trás-os-Montes, Algarve, Ribatejo e Médio Tejo. O total de obras já realizadas pelo país são 79 e têm a participação de 35 artistas.