Num investimento de 276 mil euros e com o objetivo de tornar a cidade mais apelativa, em termos turísticos, Elvas tem cerca de duas dezenas de monumentos iluminados.
O projeto de valorização monumental, ainda em fase de testes, permite que, segundo a autarquia, “à noite, muitos locais da cidade apresentem um aspeto bem original”.
Da lista de monumentos iluminados fazem parte a Torre Fernandina na Rua da Cadeia, estátua de D. Manuel I no Largo da Misericórdia, Fonte da Misericórdia na Praça 25 de Abril, guaritas no baluarte do Hotel São João de Deus, Igreja da Misericórdia, Convento de São Francisco, estátua de D. Sancho II na Avenida de Badajoz, Igreja do Salvador no Largo do Colégio, Igreja de São Pedro, Igreja dos Terceiros, Igreja de São João da Corujeira, Igreja de São Domingos, Igreja de Alcáçova, Igreja de Nossa Senhora das Dores, Igreja de Nossa Senhora da Guia, Arco do Mirandeiro, Monumento aos Combatentes às Portas de São Vicente, Igreja das Domínicas, Pelourinho e Convento de Santa Clara nos Terceiros.
O investimento realizado tem a participação da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo a comparticipação nacional assegurada pelo Município de Elvas.