O Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, em Elvas, é uma instituição pioneira na implementação da Pedagogia de Cuidados designada de Humanitude, lançada em França há mais de 40 anos.
A irmã Amélia Martins, secretária da direção, explica que “apesar desta pedagogia se centrar muito na terceira idade é necessário começar a implementar os pilares da pedagogia, o olhar, a palavra, o toque e a verticalidade, junto dos mais novos”.
“Hoje as instituições estão tão preocupadas com a aquisição de competências académicas que acabam por esquecer o básico, o sensorial e aquilo que nós somos que nos dá suporte para crescermos com segurança e um desenvolvimento mais integral. Esta metodologia traz essa reflexão: como olhar, como tocar, como falar, de forma a que o afeto e os estímulos sensoriais possam preencher aquilo que é a memória emocional das crianças”, sublinhou a responsável.
Em Portugal, no âmbito da infância, apenas o Semi-Internato de Nossa Senhora da Conceição e uma creche da zona norte do país estão a implementar esta metodologia.