Azeite solidário do Politécnico de Portalegre à mesa de quem precisa

No âmbito do projeto de cariz solidário “Olival Ecológico e Solidário”, a colheita de azeitona do olival localizado no Campus Politécnico rendeu mais de 100 litros de azeite. O azeite foi maioritariamente canalizado para estudantes beneficiários do programa de apoio social indireto “IPP Amigo” e duas entidades de apoio social parceiras: o Centro de Recuperação de Menores de Assumar e a Loja Social da Câmara Municipal de Portalegre.

A ação de responsabilidade social foi possível com o contributo da Associação Académica, em particular um grupo de dez estudantes que se voluntariaram para assegurar a apanha da azeitona, durante a pausa letiva do Natal.

A componente ecológica do projeto reside no fato de a gestão do olival ser feita segundo práticas ambientais sustentáveis e não ser utilizado qualquer tratamento fitossanitário. A preocupação com o ambiente também motivou que a garrafa de azeite entregue aos beneficiários seja em vidro e se incentive a possibilidade de ser reabastecida.

A presidência do Politécnico e os representantes da Associação Académica entregaram a oferta à Loja Social, no dia 5 de junho, e ao Centro de Recuperação de Menores, a 11 de junho.