Ex-Votos de Elvas aguardam processo de recuperação

Após um acordo celebrado entre a Confraria do Senhor Jesus da Piedade e a Câmara de Elvas, foi apresentada uma candidatura para a construção do futuro Museu dos Ex-Votos.

O atual espaço, na Igreja do Senhor Jesus da Piedade, acolhe cerca de seis mil ex-votos, muitos deles armazenados, sem condições e espaço para serem expostos. A candidatura, a fundos comunitários, para o novo Museu dos Ex-Votos tem por objetivo, sobretudo, a recuperação e conservação do imenso espólio, de quadros e fotografias, que se encontra degradado, de acordo com Fidélia Aldrabinha, membro da confraria.

No atual museu, ainda não reconhecido como tal, encontram-se salas repletas, entre outros, de fotografias, pinturas, crucifixos e quadros bordados a ouro, entregues como agradecimento ao Senhor Jesus da Piedade por uma graça concedida, tal como explica o juiz da confraria, José Aldrabinha.

O Museu dos Ex-Votos é tema para uma conversa, na Rádio ELVAS, com José e Fidélia Aldrabinha, membros da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.