São João em Arronches tem celebrações ao longo de junho

As festas de São João, em Arronches, realizam-se entre 7 e 30 de junho e a Câmara Municipal de Arronches preparou várias atividades entre largada de toiros, baile e animação musical e patinagem freestyle, entre vários espetáculos.

Entre os dias 7 e 11 de junho, estão preparadas largadas de toiros no rossio de Arronches às 21 horas.

Para dia 8, está organizada a Night Race dos Jogos do Alto Alentejo com concentração no Jardim do Fosso às 21 horas.

No dia 15, as atividades de São João continuam com o IX Torneio Francisco Palmeiro às 9.30 horas no Estádio Municipal Francisco Palmeiro. Por volta das 18 horas realiza-se a exposição comemorativa do 20º aniversário do grupo de forcados amadores de Arronches na Galeria do Centro Cultural.

O IX Torneio Francisco Palmeiro tem continuação no dia a seguir, dia 16, às 9.30 horas no Estádio Municipal Francisco Palmeiro.

A Câmara Municipal de Arronches organizou baile e animação musical com “Bruno Miranda/Pires” para o dia 19 no Jardim do Fosso às 21.30 horas.

O “Duo Lunar” atua no baile e está responsável pela animação musical no Jardim do Fosso que se realiza no dia 20 às 22 horas.

Incluído nas atividades de São João está a inauguração da Feira do Livro no Jardim do Fosso às 20 horas do dia 21. Nesse dia também está preparada uma grandiosa corrida de toiros às 22 horas e por volta das 23, o Jardim do Fosso recebe a animação musical da banda “Sui Generis” às 23 horas.

A 22 de junho conta-se com o II Encontro de Patinagem Freestyle no Pavilhão Municipal de Arronches às 15 horas, a apresentação do livro “La Codosera – Un pueblo de raíces y costumbres rayanas” de José Luís Olmo Berrocal às 17 horas na biblioteca municipal. Às 19.30 horas dá-se a concentração do II Passeio BTT SAB no Jardim do Fosso e às 20 horas é a abertura da Feira do Livro no Jardim do Fosso. O dia encerra com baile e animação musical no mesmo local às 23 horas com “Vítor Realinho”.

O dia 23 de junho começa com o II Passeio de Carroças na freguesia da Esperança às 10 horas e por volta das 18 horas dá-se a inauguração do CEIRA na zona ribeirinha. A Feira do Livro terá a sua abertura às 20 horas com uma sardinhada regada com vinho da região no Jardim do Fosso e às 21 horas realiza-se a Marcha Popular do Agrupamento de Escolas/ Escola de Música/ Academia Sénior de Arronches no mesmo local. Às 22.30 horas encerra-se o dia com baile e animação musical da banda “Zé Águas”, no Jardim do Fosso.

O dia seguinte, dia 24, é feriado municipal em Arronches e começa com concentração do grupo motard de Arronches “As Fumaças” na Praça da República às 09 horas. Às 09.30 horas há o içar da bandeira nos Paços do Concelho e às 09.45 horas realiza-se o desfile da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Euterpe pelas ruas da vila. Por volta das 12 horas decorre a missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Arronches. A feira do livro conta com uma abertura às 20 horas com uma sardinhada regada com vinho da região no Jardim do Fosso e às 21 horas está marcado o desfile “O vestido de noiva da minha avó. O encerramento das festas de São João é feito no Jardim do Fosso às 22 horas com baile e animação musical de “Bora ó Baile”.

No dia 28 começam as celebrações de São Pedro com um espetáculo Gala Equestre – Emoções Ibéricas na Praça de Touros de Arronches às 22 horas. Às 23.30 horas organiza-se um baile com o grupo “Sol Nascente” no Jardim do Fosso, sendo que desde as 20 horas se realiza uma sardinhada regada com vinho da região. Para encerrar às 00 horas tem início a queima do mastro no Jardim do Fosso.

Para dia 29 a Câmara de Arronches preparou o I Passeio de Tratores Antigos do Grupo de Forcados Amadores de Arronches às 09 horas. Às 21.30 horas é o XXXVIII Encontro de Grupos de Danças e Cantares Etnográficos e às 00 horas há baile e animação musical com “MP Musical de Portalegre” no Jardim do Fosso.

O programa das festas de São João fecha com um concurso de pesca desportiva da Junta de Freguesia de Assunção, às 7 horas, no dia 30.