Renovação do protocolo para a Territorialização da Rede Nacional da APAV, esta quinta-feira no IPP

Foto arquivo

A cerimónia de renovação do protocolo para a territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de violência doméstica decorre amanhã, quinta-feira, dia 30, às 15 horas no Auditório do Instituto Politécnico de Portalegre, que conta com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

De forma a assegurar as condições que garantam uma cobertura nacional equilibrada e qualificada da rede nacional de apoio à vítima de violência doméstica, bem como a articulação e o trabalho em rede dos serviços e respostas já disponíveis, ou a criar, tendentes à melhoria da sua eficácia e eficiência, irão ser assinados os novos Protocolos de Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

Nesta sessão, será dada continuidade ao trabalho desenvolvido até ao presente pelos dois gabinetes de Apoio à Vítima a operar no território Alto Alentejo, o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portalegre; e o Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

De recordar que o primeiro protocolo foi assinado a 24 de janeiro de 2017 e foi a partir deste que se iniciou o processo de territorialização das respostas de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, a eliminação dos estereótipos e o combate à discriminação. Este trabalho é efetuado através da ação em rede, multidisciplinar, intersectorial e numa perspetiva intersecional da intervenção e da problemática no território Alto Alentejo.