No âmbito do projeto “Apita o comboio”- ” Suena el tren”, desenvolvido entre o Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, o Colégio Santo Tomás de Aquino e uma escola de Buarcos, na Figueira da Foz, cerca de “40 alunos espanhóis estão hoje de visita à cidade de Elvas”, como nos referiu a professora Cristina Dias.
“Esta atividade é o culminar deste ano letivo, de todas as atividades de descoberta, intercâmbio, videoconferências, entre outras, e estamos aqui mesmo com o objetivo de nos conhecermos, de conhecer as duas línguas (portuguesa e espanhola) e a cima de tudo conviver e partilhar experiências”, sublinhou.
Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas, garante que “os projetos de intercâmbio têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos anos, dai sermos uma escola eTwinning”.
Sendo Elvas parte integrante da Eurocidade, “a área da educação é muito importante neste projeto”, garante Paula Rondão, “até porque são muitos os países europeus que têm Portugal como uma referência ao nível da educação”.
Eugénio Manga, diretor do colégio de Badajoz, considera que “com este intercâmbio, os miúdos vão ganhar muito”.
Já Carmen Rubiales, docente no colégio de Badajoz, refere que “o intercâmbio é muito interessante pois reforça a aprendizagem da língua portuguesa que já se pratica na instituição de ensino”.
Para João Rondão, presidente da Junta de Freguesia de Caia. São Pedro e Alcáçova, este projeto “é muito válido”.
O encontro inclui jogos e atividades desportivas, passeio de comboio turístico e visita ao Castelo de Elvas e Forte da Graça.